×

Síndrome do Pânico

A síndrome ou transtorno do pânico se caracteriza pela ocorrência repentina, inesperada e inexplicável de crises de ansiedade agudas, acompanhadas por medo e desespero. Sintomas físicos e emocionais assustadores podem surgir no paciente, atingindo sua intensidade máxima em até dez minutos. Durante a crise, é frequente que a pessoa experimente a sensação de que vai morrer, ou de que perderá o controle sobre si (como se fosse enlouquecer).

A primeira crise pode se dar em qualquer idade, embora o mais comum seja na adolescência ou início da fase adulta, sem motivo aparente. O episódio pode se repetir de maneira aleatória (no mesmo dia ou demorar semanas, meses ou anos para se repetir). Outras fobias podem ocorrer em decorrência da síndrome do pânico; já que a pessoa não faz ideia de quando ou se a crise vai acontecer; gerando, assim, um estado de tensão antecipatória. Um exemplo é a agorafobia, distúrbio marcado pelo temor de encontrar-se em espaços abertos com muita gente ou em lugares fechados . A ansiedade se conecta ao fato de não poder sair se tiver um ataque de pânico.

Outros sintomas:
Além do medo de morrer, perder o controle ou enlouquecer, outros sintomas poderão se apresentar como: dor ou desconforto no peito (confundido com sinais de infarto); palpitações e taquicardia; sensação de falta de ar e sufocamento; sudorese; nâuseas, desconforto abdominal; tontura ou vertigem; ondas de calor e calafrios; tremores.

Causas:
Ainda não foram esclarecidas as causas deste transtorno mas acredita-se que podem estar envolvidos fatores genéticos e ambientais, estresse acentuado e uso abusivo de certos medicamentos, drogas e álcool. Para se diagnosticar este tipo de transtorno, as crises precisam ser recorrentes e provocar modificações no comportamento, interferindo, assim, em sua rotina diária, social, profissional e/ou familiar. Essas informações foram baseadas em pesquisas no DSM.IV (2013) e também no site drauziovarella.uol.com.br

Dentro da PsiCaminho, todos realizam tratamento psicoterápico individual para esses transtornos. E a psicóloga Irene Begliomini realiza grupos compostos de momentos de rodas de conversa e outros de oficina com artes gráficas, para pessoas que possuem qualquer um desses diagnósticos de transtorno de ansiedade.

Veja quem pode acolher sobre: Síndrome do Pânico

Irene Begliomini
CRP 06/44587 | Biografia
José Moucachen Neto
CRP 06/22486 | Biografia
Lígia A. C da Silva Borborema
CRP 06/54864-9 | Biografia
Michelle Keiko Inagaki
CRP 06/107971 | Biografia
Pedro Santos Altieri
CRP 06/113910 | Biografia